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novembro 13, 2020

Facebook analisa hábitos de compras durante à pandemia


O Facebook anunciou duas novas pesquisas globais sobre os hábitos de compra dos consumidores durante a pandemia, e sobre o  impacto da Covid-19 nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Os estudos mostram que, apesar do início da flexibilização do comércio nas cidades, as vendas online continuam em alta, e que a pandemia mudou o hábito de compra das pessoas, que agora priorizam pequenos negócios de bairro.

A Pesquisa do uso das ferramentas digitais pelo Consumidor, com a Deloitte, mostra que apesar da crise, pequenos negócios locais se beneficiam da mudança de hábito dos consumidores, causada pela pandemia da Covid-19. 

Segundo o estudo, 73% dos consumidores começaram a comprar dos pequenos negócios de bairro durante a pandemia, motivados principalmente pela preocupação com a sobrevivência desses pequenos negócios. E a presença dos pequenos negócios nas plataformas sociais ajudam os consumidores a descobrir novos locais para suas compras. 

A pesquisa ainda mostra que:

  • 48% dos consumidores entrevistados que começaram a comprar de novas pequenas empresas relataram que, escolheram esses negócios porque estavam preocupados com a sobrevivência do pequeno negócio ou da comunidade local;
  • 67% relatam que escolheram essas empresas porque elas ofereciam melhores ofertas ou um serviço mais rápido;
  • 54% relatam que as plataformas sociais os ajudaram a descobrir essas novas empresas (locais ou não locais);
  • 39% relataram que esperam gastar mais em pequenas empresas no futuro (locais ou não).

Já a terceira edição do Relatório Global sobre a Situação das Pequenas Empresas (Global State of Small Business Report), produzida pelo Facebook em parceria com o Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), consolida a percepção de que as pequenas e médias empresas em funcionamento contaram com os benefícios da digitalização em seus negócios. 

Na terceira fase do levantamento, quase metade dos entrevistados no Brasil relatou que 50% ou mais de suas vendas foram provenientes do digital. Alguns números, referentes a empresas com páginas operacionais no Facebook no mês de julho, explicam o motivo dessa mudança:

  • 47% das pequenas e médias empresas operacionais no Facebook relataram que 50% ou mais de suas vendas foram feitas digitalmente no mês de Julho;
  • 52% dos proprietários e gerentes de PMEs relataram se sentir otimistas em relação ao futuro de seus negócios;
  • 77% das PMEs lideradas por mulheres e 91% das empresas e médias empresas lideradas por homens relataram que estavam em atividade e engajadas em alguma atividade geradora de receita.

O fluxo de caixa, porém, continua sendo um desafio para as pequenas e médias empresas brasileiras: 48% das PMEs em atividade consideram que isso será um desafio para elas nos próximos meses, contra 54% no levantamento anterior e 52% na primeira etapa da pesquisa, em maio. 

Essa preocupação pode ter relação com a queda nas vendas durante a pandemia: 58% das PMEs em atividade no Facebook no Brasil relataram que suas vendas o último mês foram menores do que no mesmo período do ano passado, e 38% das PMEs operacionais no Brasil relataram ter reduzido o número de funcionários/ colaboradores para enfrentar a crise.

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