Warning: Attempt to read property "post_title" on null in /home/mobicco/public_html/wp-content/themes/agenciamobic/single.php on line 12

Warning: Attempt to read property "post_content" on null in /home/mobicco/public_html/wp-content/themes/agenciamobic/single.php on line 13

Blog

novembro 29, 2021

Descubra porque sua empresa precisa estar presente nas redes sociais


Eu não sei você, mas eu, quando quero saber melhor sobre alguma empresa, vou logo buscar referências sobre ela nas redes sociais.

Procuro descobrir como ondas as opiniões sobre a marca, por exemplo, de que maneira a empresa trata seus clientes e, ainda aproveito para conferir se a rede social oferece conteúdos bacanas sobre produtos e serviços oferecidos.

Pareço muito exigente para você?

Bom, adivinha só: os seus clientes também são! E se eles não ficam satisfeitos com o que encontram, são entregues de bandeja para o seu concorrente.

A verdade é que já faz tempo que as redes sociais transformaram não só a forma como os usuários se relacionam entre si, como também com as empresas.

E isso pode ser magnífico para você, desde que faça uma boa gestão dessas ferramentas.

Neste post, vamos te explicar o que são as redes sociais, para que elas servem e os benefícios da sua empresa ingressar nelas. Mas, antes de tudo, vamos tirar uma dúvida que existe na cabeça de muitas pessoas: Redes sociais não são Mídias sociais!

Redes sociais x Mídias sociais

Muitas pessoas acreditam que redes sociais e mídias sociais são a mesma coisa e que os termos podem ser usados como sinônimos, mas não é verdade. Mídia social é o uso de tecnologias para tornar interativo o diálogo entre pessoas, já a rede social é uma estrutura social formada por pessoas que compartilham interesses similares.

O propósito principal das redes sociais é o de conectar pessoas. Você preenche seu perfil em canais de mídias sociais e interage com as pessoas com base nos detalhes que elas leem sobre você. Pode-se dizer que redes sociais são uma categoria das mídias sociais.

Mídia social é um termo amplo, que abrange diferentes mídias, como vídeos, blogs e as já mencionadas redes sociais. 

Para entender o conceito, pode-se olhar para o que compreendemos como mídia antes da existência da internet: rádio, TV, jornais, revistas. Quando a mídia se tornou disponível na internet, ela deixou de ser estática, passando a oferecer a possibilidade de interagir com outras pessoas.

No coração das mídias sociais estão os relacionamentos, que são comuns nas redes sociais, talvez por isso haja essa confusão. As mídias sociais são lugares em que se pode transmitir informações para outras pessoas.

Outra maneira de diferenciá-las é pensando que as mídias sociais ajudam as pessoas a se juntarem por meio da tecnologia enquanto as redes sociais melhoram essa conexão, já que as pessoas só se interligam em redes porque têm interesses comuns.

Para que servem as redes sociais?

Como falamos anteriormente, as redes sociais servem basicamente para conectar pessoas.

Para facilitar essa interação, elas podem assumir diferentes funções, desde entreter até ampliar as possibilidades profissionais.

Quando você cria um perfil no Instagram, por exemplo, pode desejar manter seu conteúdo apenas em modo privado. Mas, ao tornar públicas as suas postagens, seja com fotos ou vídeos, abre a possibilidade de ganhar seguidores, conquistar fãs e fazer amizades.

Isso gera compartilhamentos, curtidas e comentários, que são diferentes formas de interação clássicas desse tipo de plataforma. Então, é correto dizer que as redes sociais, genericamente falando, servem para a interação social.

Mas também cabe destacar que cada uma delas tem suas características próprias, o que agrega funções específicas. 

Benefícios das redes sociais

As redes sociais fazem parte da rotina da maioria das pessoas hoje em dia. É difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos uma conta em alguma delas.

Nessa perspectiva, uma marca que deseja criar um relacionamento duradouro com seu público, acompanhar tendências e gerar mais oportunidades de negócios, pode e deve manter uma presença ativa nas redes sociais.

Não importa se a sua empresa é de pequeno ou grande porte. Para todos os casos, as redes sociais podem trazer vários benefícios para seu negócio.

E fazem isso de forma muito mais eficaz do que outras mídias tradicionais. Quer ver só? Trouxemos alguns benefícios de utilizar as redes sociais na sua empresa.

  1. Compartilhar a visão da empresa

O seu perfil em uma rede social nada mais é do que a representação da sua empresa naquela plataforma. Por isso, você pode tirar proveito dele para compartilhar a visão do negócio e os valores nos quais você acredita.

Além disso, é uma oportunidade de estar sempre reforçando o posicionamento da sua marca.

  1. Interagir com o cliente

A comunicação com clientes e possíveis clientes é muito mais personalizada nas redes sociais. Isso porque você tem acesso a vários dados daquela pessoa, o que torna mais fácil customizar suas mensagens.

Afinal de contas, você estará em contato com cada pessoa individualmente. Então, nada mais justo que oferecer uma abordagem exclusiva e personalizada para cada uma.

Você notará como as pessoas vão dar mais credibilidade à sua marca se forem bem atendidas em alguma dessas plataformas. A experiência delas nesse contato conta muito.

  1. Possibilidade de segmentar o público

A maioria das redes sociais possuem ferramentas próprias para facilitar a segmentação da sua mensagem. Na prática, isso permite atingir um público que você considera que trará maior retorno.

Essa segmentação pode ser feita com base em interesses, em dados demográficos, na localização e em diversos outros critérios, conforme sua preferência.

Basta escolher o que é mais conveniente para atingir os objetivos propostos para o seu negócio.

  1. Informação em tempo real

Uma característica importante das redes sociais é que elas permitem o compartilhamento de informações em tempo real devido à rapidez da internet.

Logo, elas podem ser uma boa alternativa para dar um comunicado de última hora, anunciar o lançamento de um novo produto ou  mesmo gerir crises eventuais em um tempo hábil, antes que os danos sejam maiores.

  1. Mensuração de resultados

Uma das grandes vantagens das redes sociais e das demais mídias sociais em relação às mídias tradicionais é que elas fornecem dados precisos sobre o desempenho da sua estratégia.

Dessa forma, você consegue analisar se a segmentação das suas postagens estão trazendo o retorno esperado, por exemplo, e fazer ajustes em pontos necessários para otimizar suas ações.

Referências:

Curso de marketing de conteúdo, Rock University – Vitor Peçanha

https://www.mlabs.com.br/blog/redes-sociais/


Warning: Undefined variable $post_ID in /home/mobicco/public_html/wp-content/themes/agenciamobic/single.php on line 34
Avatar

Carina Santos

posts relacionados