Blog

novembro 19, 2021

Saiba como atrair seus clientes através do Marketing de Conteúdo


Que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável na maioria das empresas, você já sabe, certo? Hoje, quem quer continuar relevante para seus clientes, precisa ter visibilidade online.

Dessa forma, o ponto hoje não é mais a necessidade de estar na internet, mas sim, como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência, que já está lá.

Para isso, você precisa adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, uma delas é o Marketing de Conteúdo. Quer saber mais sobre esse assunto? Fica por aqui, que vamos te explicar!

O que é Marketing de Conteúdo?

Antes de tudo precisamos entender que conteúdo não é só post de blog, como este por exemplo, sequer é apenas o que a gente faz na internet. Conteúdo é tudo o que uma empresa pensa e coloca em prática para atingir seu público-alvo no momento mais propício, fazendo com que a marca tenha utilidade prática a quem busca por ela.

Segundo Rafael Rez¹, em seu livro: Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, o marketing de conteúdo é o conjunto de estratégias online e off-line de que uma empresa dispõe no intuito de servir ao consumidor antes mesmo de ser comprada por ele.

Para gerar um conteúdo de maneira estratégica, precisamos entender que hoje em dia com a internet, o público tem escolha! Por isso, é necessário criar um conteúdo de qualidade, para fazer com que seu leads indiquem a sua empresa para outras pessoas.

Mas também temos que ter em mente que marketing de conteúdo é acima de tudo, MARKETING! 

Ele tem objetivos, processos, documentação e mensuração. Por isso, na hora de criar um conteúdo devemos nos perguntar: “Por que criar?”, “Para quem criar?” e “Como criar?”. Calma, vamos te explicar!

“Por que criar?”

Não se pode fazer marketing de conteúdo sem um objetivo. Separamos alguns exemplos para você entender:

  1. Gerar lead
  2. Aumentar o alcance da sua marca
  3. Gerar autoridade (mostrar que você é expert no assunto, saiba mais sobre esse gatilho mental clicando aqui)
  4. Educar o mercado, mostrar o seu produto ou conteúdo

Todo objetivo que você for criar nessa etapa precisa ser mensurado, e para isso usamos o KPI (Key Success Indicator). Ele é uma métrica altamente relevante para a mensuração do desempenho de uma estratégia e de processos de gestão. Saiba mais sobre ele clicando aqui!

“Para quem criar?”

Você vai criar conteúdo para a sua persona, um personagem semi ficcional que representa o seu cliente ideal.

É muito importante você saber quem é o seu público, pois assim, você não perde tempo, e pode criar conteúdos melhores, escolher os canais mais adequados para poder chegar nessas pessoas.

A persona faz parte do seu time de marketing, pois ela auxilia na hora de criar conteúdo.

“Como criar?”

Nesta etapa entram os canais e os formatos de divulgação do seu conteúdo, pois é onde você vai alcançar seu público-alvo.

Eles podem ser por meio de vídeo, áudio, imagem, texto, entre outros. Cada formato é importante na hora de produzir o conteúdo, uma vez que ele será divulgado.

Alguns canais de divulgação de conteúdos são: redes sociais, blog e e-mail.

Esse conjunto de formatos + canais fará com que se atinja a persona da melhor maneira possível.

Por que devo investir em marketing de conteúdo?

Provavelmente é o que você está se perguntando. Vamos te explicar!

Porque ele melhora todo o marketing digital, ou melhor, todo o marketing. É, sem dúvidas, a única estratégia capaz de integrar e centralizar todas as outras ações. Nenhuma outra estratégia de marketing digital individualmente consegue alimentar, nutrir e estruturar todas as outras. Só o conteúdo é parte integrante de cada uma das diferentes etapas de marketing.

O marketing de conteúdo é a única estratégia que é capaz de alimentar todas as outras estratégias de marketing. Grave isso!

Separamos alguns benefícios de você adotar o marketing de conteúdo. Confira!

  1. Melhora a visibilidade online da empresa

O primeiro aspecto a ser pensado para aprimorar a forma como a sua empresa é vista é ter uma boa presença online, e isso vem acompanhado de um site com um bom design, navegabilidade, conteúdo qualificado e páginas otimizadas para ter bons posicionamentos nos buscadores.

Quando desenvolvido em conjunto com o SEO (sigla de Otimização para Mecanismos de Busca), o Marketing de Conteúdo permite melhorar o posicionamento do site nas ferramentas de buscas, como o Google, Yahoo! e Bing. 

O SEO envolve trabalhar nos conteúdos as palavras-chaves mais relevantes para a empresa e, conforme mais conteúdos de qualidade são criados, maiores são as chances de ter termos bem posicionados nos mecanismos de busca.

  1. Torna sua empresa uma referência

Uma marca que se torna referência transforma-se em uma formadora de opinião, sendo a sua abordagem seguida por outras empresas do mesmo setor. E esse tipo de relevância é possível com o Marketing de Conteúdo, e faz com que a empresa seja consultada e referenciada para outros formadores de opinião, criando uma rede relevante para consolidação e expansão da marca.

  1. Influenciar na decisão de compra

O Marketing de Conteúdo permite atender às demandas dos potenciais clientes em todas essas fases, não apenas no início da jornada de compra ou no final. A ideia do Inbound Marketing é que a empresa, a partir de conteúdo de qualidade, leve o Lead adiante nas etapas da jornada de compra, até o momento da finalização do negócio.

A partir do avanço do Lead na jornada de compra e a oferta de conteúdos gratuitos, informativos e relevantes, conquista-se a confiança do potencial cliente, tornando-o mais propenso a comprar da empresa que o auxiliou no processo de descoberta da solução.

Agora você vai começar a investir em Marketing de Conteúdo na sua empresa?

Referências:

¹ Rez, Rafael – Marketing de Conteúdo: A moeda do Século XXI, Editora DVS.

Curso de Marketing de Conteúdo da Rock Content University – Vitor Peçanha

Avatar

Carina Santos

posts relacionados