Blog

novembro 18, 2021

Por que evitar o uso dos clichês em uma publicidade?


Você já viu uma frase muito repetida, como por exemplo: “você que lute”, ou “saudades, né minha filha”? Levando para o lado da propaganda, um comercial, por exemplo, que tem o mesmo conceito ou algum elemento que faça você se lembrar de outra marca, porque já a viu usando? Isso é chamado de clichê.

Clichê é uma ideia muito batida, muito repetida de falar ou escrever, um chavão. São frases ou ideias prontas!

No marketing/publicidade o uso deles podem retirar a credibilidade daquilo que está sendo dito. Pois, fazem com que o texto se assemelhe a outros anteriores, perdendo a originalidade e a qualidade.

Os clichês são muito perigosos e podem prejudicar toda a estratégia de marketing. Afinal, um bom copywriting é quando ele é 100% original!

Você tem uma empresa ou um negócio e quer se destacar entre seus concorrentes? Sim? Ótimo, vamos te falar o que fazer para fugir dos clichês!

  1. Evite generalizações

Ex.: “Grande parte da população brasileira é estudiosa”. Certo, mas quanto dessa população é estudiosa? Use números reais, pois até em uma generalização assim você está sendo clichê.

  1. Personalize a sua comunicação

Direcione ela para um segmento, faça com que a pessoa diga que é com ela que você está falando. Ex.: Você que quer passar um fim de semana incrível, viaje conosco para Fernando de Noronha e curta bastante a ilha mais desejada do Brasil.

  1. Explore exemplos 

Usar fatos e curiosidades ajudam você a fugir dos clichês, e você pode puxar um gancho para fatos atuais. Ex.: A ilha de caras tem uma incrível amostra de decorações de ambientes, e está em exposição hoje, visite-a conosco!

  1. Ataque as emoções

Em uma campanha de marketing ou uma peça de publicidade é muito importante gerar emoções e sentimentos nas pessoas. A coca-cola, por exemplo, todo fim de ano lança sua campanha de natal, mas elas nunca são parecidas, e sempre geram sentimentos novos.

  1. Evite usar frases desgastadas

Ex.: “Temos sido incrivelmente bem sucedidos em…”

“Como uma empresa progressista…”

“Temos o prazer de informá-lo…”

“Prezados leitores…”

“Boa qualidade, ampla gama de opções, personalização…”

“Equipe de profissionais…”

“Prestamos um eficiente serviço…”

“O cliente sempre vem primeiro…”

“Temos o prazer de recebê-lo…”

Se você quer que sua empresa seja única e original, esqueça os clichês. Não pense no clichê mais batido “é clichê, mas é verdade”, não! Seja criativo, fale de outra forma, com outras palavras, gere emoções únicas nas pessoas. Afinal, você não quer que sua marca apareça ter falta de criatividade!

Referências:

Curso de Copywriting, na Rock University – Albuquerque, Amanda

Avatar

Carina Santos

posts relacionados