Blog

junho 29, 2021

O que é Marketing de Influência e por que é tão popular?


Você já deve ter ouvido falar nos chamados influenciadores digitais ou simplesmente “influencers”. Eles utilizam as redes sociais para criar conteúdo sobre os mais diversos assuntos para seus seguidores. Pelo fato das redes sociais terem assumido um papel central no cotidiano das pessoas, esses profissionais vêm conquistando cada vez mais espaço e relevância. Percebendo isso, nos últimos anos as marcas estão buscando parcerias com esses influenciadores para trabalharem em suas campanhas de marketing. Prova disso é que, segundo uma pesquisa feita pela YouPix em março de 2021, 86,5% das marcas admitem que trabalhar com influenciadores é muito importante para os negócios. Ainda de acordo com a pesquisa, 71% das empresas irão aumentar o investimento nessa estratégia.

Os criadores de conteúdo, definitivamente, estão em alta. Mas você sabe o que significa Marketing de Influência e por que essa estratégia vem aumentando tanto?

Marketing de Influência consiste em uma estratégia de comunicação que envolve pessoas com influência ou liderança em um determinado nicho de mercado. O objetivo principal em trabalhar com influenciadores é criar uma ponte entre a marca e seus seguidores altamente engajados. Esse tipo de estratégia é usada, principalmente, para promover alcance, engajamento e consideração sobre uma marca, mas também apresenta ótimos resultados para conversões (vendas). Hoje mesmo você deve ter visto uma ação de marketing de influência em suas redes sociais. As postagens com as hashtags #Publi #Ad #Patrocinado são os exemplos mais clássicos.

No Brasil, a quantidade de criadores de conteúdo vem crescendo muito nos últimos anos. Segundo Paulo Leal, publicitário à frente do escritório da SamyRoad no Brasil, agência global de marketing de influência, foram mapeados 920 mil influenciadores no país com mais de 5 mil seguidores. Além disso, aqui estão outros dados que provam a relevância do marketing de influência no Brasil:

  • Um estudo da MindMiners mostra que 44% das pessoas entre 25 e 40 anos afirmaram já ter comprado um produto recomendado por um influenciador. Entre as pessoas de 16 a 24 anos, são 39%. 

Com todas essas informações e dados, fica claro a importância que o Marketing de Influência tem hoje. Mas qual é a razão para toda essa popularidade?

O segredo é a confiança que os influenciadores trazem para seus públicos. Esses profissionais conseguem criar conexões com seus seguidores e desenvolverem uma proximidade com eles que, muitas vezes, as marcas sozinhas não conseguem. Dessa forma, conseguem transmitir muito mais confiança e credibilidade na hora de indicar um produto ou serviço.

Portanto,  o Marketing de Influência não é mais apenas uma aposta, é uma realidade que vem trazendo muitos resultados positivos para as marcas. Trabalhar com influencers é uma boa estratégia para as empresas que querem impulsionar sua visibilidade e apresentar seus produtos para um novo público.

Viviane Bispo

Viviane Bispo

Estagiária de Mídia | Estudante de Administração | Apaixonada por Ciência

posts relacionados