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Basta olhar uma maçã mordida...
Poucas são as pessoas que já decidem, de imediato, por algo que querem adquirir. Geralmente, os consumidores passam por um processo de decisão antes da compra, o qual chamamos de jornada do consumidor ou jornada de compra.
Mas o que seria a jornada do consumidor?
Um conjunto de etapas que um indivíduo passa até finalizar uma compra. Essas etapas envolvem um começo, meio e fim, sendo o começo a identificação de um problema ou necessidade; e o fim, a compra.
Quais são as etapas para criar um caminho de conversão?
As empresas que desejam ter sucesso na jornada do consumidor, precisam criar estratégias para atingirem seus seus objetivos que, na maioria das vezes, é a efetuação de uma venda.
No marketing digital, por exemplo, essa jornada é chamada de funil de vendas, onde cada um dos passos da jornada possuem estratégias específicas, e ela funciona mais ou menos assim:
Nesta etapa o consumidor descobre que tem um problema ou necessidade de algo. As estratégias da empresa devem ser focadas em atração, isto é, serão focadas na descoberta e no aprendizado de um determinado produto.
O consumidor já entende que realmente tem uma necessidade e ela precisa ser sanada.
O consumidor passa a considerar, como solução, o que está sendo oferecido pela empresa.
Nesta etapa, o consumidor efetua a compra, e resolve sua necessidade.
Como está a jornada do consumidor neste período de pós pandemia?
A pandemia acelerou o processo de digitalização das jornadas de diversas categorias e tem transformado até mesmos categorias pouco prováveis como a automotiva com boas experiências omnichannel.
As fases iniciais da jornada, onde construímos conhecimento e consideração por determinados produtos e serviços passaram por uma alteração na pandemia. Boa parte das tarefas feitas nestas fases passaram a serem feitas quase que 100% no ambiente online no pico da pandemia e seguem sendo assim mesmo com o afrouxamento.
O reconhecimento da necessidade por determinado produto ou serviço, a busca por informações e exploração das alternativas antes da efetivação da compra são tarefas que se adaptaram aos tempos de isolamento e novas alternativas e pontos de contato foram criados e aperfeiçoados pelas indústrias e o varejo.
Há diversos exemplos, que vão desde o simples uso do Whatsapp e outras redes sociais para a divulgação de um produto ou serviço ou como canais de venda, passando pela avaliação de influenciadores e youtubers, até a criação de verdadeiras experiências online para demonstrar um produto ou serviço.
Empresa especializada em Consultoria e Assessoria de Marketing no Nordeste.
O impacto causado pela pandemia levou marcas, varejistas e negócios de todas as formas e tamanhos a acelerarem sua estratégia digital rapidamente, muitos desses levando transformando uma jornada de anos em apenas alguns meses o que seria uma jornada de anos.
Em meio a todas essas mudanças e transformações, o que podemos esperar para 2021? Confiram algumas tendências para o meio digital que acreditamos que irão dominar este ano!
Com a mensagem “Neste Natal, o melhor presente é estarmos juntos”, a Coca-Cola lançou o filme “A Carta”, que convida as pessoas a estarem juntas, mesmo que à distância, para celebrar o espírito natalino.
Ainda que 2020 tenha sido um ano repleto de desafios, os brasileiros ainda parecem conservar o espírito natalino.
A Teads, empresa de mídia programática, em parceria com a Netquest, realizou uma pesquisa onde mostrou que as pessoas ainda estão dispostas a celebrar e a comprar no período das festas de fim de ano.
O Facebook anunciou duas novas pesquisas globais sobre os hábitos de compra dos consumidores durante a pandemia, e sobre o impacto da Covid-19 nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Basta olhar uma maçã mordida...
O impacto causado pela pandemia...
Com a mensagem “Neste Natal,...