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fevereiro 2, 2021

Tendências e Insights em digital para 2021


Sabemos que a necessidade é a mãe da inovação, quando o novo surge e altera o contexto das nossas vidas, a engenhosidade humana aflora para enfrentar o desafio.

Quando o aço passou a ser facilmente fabricado e arranha-céus podiam ser construídos, a necessidade inventou o elevador. E, assim, quando 2020 nos trouxe uma pandemia global, não foi nenhuma surpresa que a criatividade e a inovação floresceram novamente.

O impacto da COVID-19 levou marcas, varejistas e negócios de todas as formas e tamanhos a acelerarem sua estratégia digital rapidamente, muitos desses progredindo em apenas alguns meses o que seria uma jornada de cinco anos.

Agora, no meio de todas essas mudanças e transformações, o que vem pela frente em 2021? Confiram algumas tendências que acreditamos que vão dominar 2021.

  1. Consumidores mais exigentes

Os consumidores estão forçando os negócios a inovar. Com o fechamento das lojas físicas, os compradores se viram empurrados para os canais digitais. Informações de busca do Google mostram que, desde o começo de março de 2020, o interesse de busca em compras online e como comprar online cresceu 2x no mundo.

Esses novos hábitos de consumo chegaram para ficar, e portanto as empresas precisam explorar todos os recursos que as plataformas digitais podem oferecer para engajar seus consumidores de maneira relevante. Os consumidores estão esperando encontrar o que eles buscam de imediato – por isso estratégias de publicidade precisam ser altamente personalizadas.

  1. Transformação digital é sobre conhecer o seu consumidor

A transformação digital pode acontecer de várias formas. Assim como a pandemia acelerou o processo de transformação de diversos negócios, acelerou também a transformação dos consumidores. Compradores que antes compravam apenas em lojas físicas se viram forçados a acessar a tecnologia necessária – ou desenvolver habilidades de uso – para acessar o mundo do e-commerce.

No entanto, é importante lembrar que a transformação digital não é sobre tecnologia – é sobre conhecer o seu consumidor. Em 2021, o essencial será encontrar formas criativas de proporcionar conveniência.

A chave para otimizar a experiência do usuário está nos dados. A partir destes, é possível construir segmentos inteligentes de audiência e garantir uma experiência personalizada para os usuários, de acordo com suas necessidades individuais.

  1. Compra Local, onde contexto é a chave para sucesso

O comércio local está crescendo exponencialmente!

Claro que todos estamos viajando menos, mas existe um desejo considerável dos consumidores de apoiar comércios locais. Uma pesquisa do Google mostra que, no Reino Unido, 43% dos consumidores acreditam que apoiar negócios locais é bom para a economia, enquanto 57% das pessoas dizem que estão mais dispostas a gastar seu dinheiro em estabelecimentos que oferecem produtos produzidos localmente.

Um outro fator de influência nesse ponto é como usamos nossos smartphones. Os consumidores estão buscando informação em tempo real. “Qual loja é mais perto? O que está aberto? Onde encontro o produto XX perto de mim?”. Esses hábitos já existiam e vão permanecer.

É essencial que marcas e negócios locais utilizem os diferentes canais e formatos que permitem atingir os consumidores localmente, além de posicionar a empresa como a resposta para as pesquisas mais relevantes.

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Empresa especializada em Consultoria e Assessoria de Marketing no Nordeste.

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