
O Guia Definitivo para Marketing Político nas Eleições de 2024: Estratégias Essenciais para o Sucesso
Com as Eleições de 2024...
O processo de decisão de compra é uma ferramenta que mostra o comportamento geral do consumidor, descrevendo o caminho pelo qual ele percorre para adquirir um produto ou serviço. Esse processo envolve diversas etapas, indo até os procedimentos de pós-compra.
As escolhas do consumidor levam em conta diversos fatores, isso faz com que o tempo de decisão seja muito particular. As estratégias de marketing, por exemplo, compõem parte desses elementos, e são capazes de direcionar as percepções dos indivíduos.
E é aqui que atuamos para influenciar as escolhas dos consumidores.
Ao acompanhar essa jornada, é possível compreender melhor o consumidor, personalizar ainda mais as abordagens de marketing da sua marca e gerar mais oportunidades de vendas.
Então, vamos lá?!
1. Reconhecimento de um problema ou consciência de uma necessidade
Nessa primeira etapa, o consumidor percebe que tem um problema ou uma oportunidade.
Vários estímulos podem despertar essa percepção.
Aqui o marketing deve focar em ajudar o indivíduo a reconhecer essa necessidade, que nem sempre está tão evidente.
2. Busca de informações
Nessa etapa do processo, o consumidor busca informações com o interesse de solucionar sua necessidade.
Nessa busca, os consumidores consultam diversas fontes. Por isso, é importante focar na visibilidade da marca, para que ela apareça e ganhe destaque nesse processo.
3. Avaliação das alternativas pré-compra
O consumidor reúne um conjunto de produtos e marcas que podem resolver seu problema, e tem o objetivo de escolher a melhor opção.
Aqui tendem a ser eliminados os produtos pelos quais o consumidor não pode pagar, além daqueles cujas experiências anteriores foram ruins.
A praticidade da compra, formas de pagamento disponíveis e o status da marca são pontos levados em consideração.
Assim, é interessante construir um relacionamento sólido com o consumidor, mostrando que ele pode confiar na sua marca.
4. Compra
Este é o momento onde o consumidor decide qual é a melhor opção para resolver sua necessidade.
Esse é o momento decisivo onde a equipe de vendas deve entrar em ação.
É importante evitar estímulos e distrações que podem atrapalhar o processo.
5. Consumo
Nessa etapa, o consumidor tem contato direto com o produto ou serviço.
Esse processo pode ser imediato, ou posterior, como em uma compra feita à distância.
6. Avaliação pós-consumo
Aqui os consumidores comparam expectativa e realidade, definindo se a experiência foi melhor ou pior do que o esperado.
Quando essas expectativas são supridas ou superadas, a empresa tem mais chances de fidelizar os clientes.
É importante que as empresas estejam preparadas para receber esse feedback e resolver os problemas que podem surgir.
7. Descarte
Essa etapa pode acontecer rapidamente ou até levar anos, e a depender do produto, pode não ocorrer (como é o caso dos alimentos que não geram resíduos).
Para as empresas, esse é um ponto cada vez mais importante, e aponta diretamente para temas como a possibilidade de reutilização e a sustentabilidade.
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