Blog

junho 15, 2022

Marketing Sensorial: como criar vínculos com o consumidor por meio dos 5 sentidos


Gerar valor, construindo uma forte conexão com o público consumidor, é o propósito de toda campanha de Marketing. Para isso, é possível utilizar diversas estratégias. Uma delas é o Marketing Sensorial, que busca, através do estímulo dos sentidos, alcançar esse objetivo.

Quer saber como? Nós vamos mostrar. 

O Marketing Sensorial, que também é conhecido como Marketing de Experiência, realiza o estímulo dos 5 sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato, podendo resultar em mais vendas, maior solidez de identidade para as marcas, maiores chances de fidelização de clientes pela criação de vínculos emocionais, além da possibilidade de explorar os produtos e serviços oferecidos com criatividade, ou seja, o Marketing Sensorial pode ser uma grande vantagem competitiva para os negócios.

Então, é por isso que o cheiro daquela loja de cosméticos do shopping é tão característico? Isso mesmo! Esse tipo de estratégia é tão poderosa que algumas marcas chegaram até a lançar seus próprios perfumes. 

E como os sentidos funcionam na prática?

Vale lembrar que iremos utilizar exemplos comuns de se perceber em nosso cotidiano, mas as possibilidades com o Marketing Sensorial são infinitas.

Audição

A música possui grande impacto no comportamento do consumidor, e pode ser decisiva na hora de criar experiências positivas ou negativas.

Um bom exemplo são as músicas de elevador, que acabam oferecendo um pouco mais de conforto para o ambiente apertado. O mesmo ocorre com alguns lugares onde existe uma sala de espera.

Já para as lojas, a música é capaz de estimular a compra e até mesmo a volta daquele cliente.

Visão

Aqui, é possível trabalhar questões diretamente ligadas à marca, como cores, design e apresentação, ou até mesmo acessar outras esferas mais relacionadas à organização de estoques, vitrines, entre outros.

Esse sentido pode ser utilizado de diversas maneiras, o importante é facilitar a associação na mente dos clientes.

Também é possível pensar em itens como iluminação, limpeza do ambiente e decoração.

Tato

Nesse quesito, quem manda é a textura. Seja nas cadeiras e paredes de um escritório ou no próprio produto, o tato estará presente, afirmando ou negando os atributos de uma marca. 

Quando falamos, por exemplo, em uma clínica odontológica, é interessante explorar recursos como o conforto e aconchego, já que este lugar pode causar incômodo e aflição em algumas pessoas.

Também é importante lembrar que ao entrar em lojas, por exemplo, os consumidores geralmente possuem uma tendência em colocar as mãos nos produtos, e isso pode ser uma grande carta na manga.

Olfato

Associar um cheiro a um lugar é algo quase automático. Por isso, o olfato é um dos sentidos mais poderosos do Marketing Sensorial na construção de espaços na memória do consumidor. 

Esse sentido pode ser explorado com muita facilidade em diversos segmentos.

Paladar

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser do ramo da alimentação para explorar o paladar dos clientes. 

Oferecer água, chás, cafés, bolos, biscoitos, entre outros, pode tornar a experiência algo relaxante, agradável e memorável. 

Viu quantas possibilidades o Marketing Sensorial proporciona?

Com ele, é possível estimular sensações para fazer com que o produto seja compreendido sem que a marca precise dizer muito. Além de possibilitar situações onde o cliente lembre-se dela com facilidade.

E como as empresas têm utilizado esse método?

Apple

Sendo destaque entre as Big Techs que dominam o mercado, a Apple utiliza várias técnicas relacionadas à visão, como o design sofisticado, minimalista e cores atrativas em seus produtos. 

A empresa também explora o olfato de seus clientes. Embora ela não utilize aromas específicos em suas lojas, a escolha, neste sentido, foi para as embalagens dos produtos.

O cheiro das embalagens ficou tão conhecido que a TwelveSouth, fabricante de acessórios relacionados a produtos Apple, disponibilizou para venda uma vela chamada “New Mac Soy Candle”, cujo aroma lembra o de um Mac que acabou de sair da caixa.

Lacoste

Já a Lacoste, preferiu utilizar essa estratégia por meio da música em suas lojas, escolhendo trilhas sonoras condizentes com sua história e identidade.

Pandora

A Pandora, marca de jóias dinamarquesa, realizou estudos de branding para montar sua playlist, que traduz bem a sofisticação e elegância da marca. Por lá, a playlist pode variar de acordo com as coleções em vitrine, mas todos os sons explorados refletem a mesma mensagem.

Adidas

A empresa possui uma rádio personalizada, que trabalha para representar a identidade da marca. Nesse sentido, foi preciso encontrar um equilíbrio entre o mercado esportivo e outros itens da moda que a Adidas oferece. 

Mahogany

Já a empresa de perfumes e cosméticos, Mahogany, adotou sua playlist a partir de uma grande pesquisa de satisfação do cliente. A empresa personaliza a escolha musical de acordo com as diferentes épocas do ano, passando uma imagem dinâmica, animada e cheia de personalidade.

Já sabe qual estratégia de Marketing Sensorial você irá colocar em prática primeiro? 

Avatar

MOBIC

Empresa especializada em Consultoria e Assessoria de Marketing no Nordeste.

posts relacionados