Blog

junho 22, 2020

Marketing B2B

Mobic_blog_21-06

Para compreender melhor o que é o marketing B2B (Business-to-Business), é preciso entender primeiro o conceito de marketing como um todo. 

Marketing é o conjunto de técnicas e atividades focadas na compreensão e no atendimento às necessidades do mercado e da marca. Independente do segmento, o propósito do marketing é atrair, converter e reter potenciais clientes, agregando valor à empresa, bem como ao seu produto ou serviço. 

O Marketing B2B, ou Marketing Business-to-Business, é o processo de comercialização de um produto ou serviço de uma empresa para outra. Diferentemente do B2C (Business-to-consumer), ele lida com um mercado menos extenso e mais vertical.

As técnicas desse tipo de marketing não se diferem tanto das empregadas no marketing convencional, direcionado de forma direta ao consumidor. Porém, existe uma diferença significativa.

Enquanto no B2C os consumidores escolhem os produtos baseados no preço, na popularidade, status, e outros fatores emocionais e sociais, os compradores B2B são mais objetivos, para eles o que importa é o retorno sobre o investimento e o custo benefício.

É importante saber que, manter um bom relacionamento nesse tipo de marketing é imprescindível, pois como envolve as atividades de outras empresas, é comum que as negociações sejam mais intensas, requerendo um grande nível de confiança por parte dos compradores. Além disso, esse tipo de venda ocorre de forma cíclica, o que torna a satisfação do cliente uma peça essencial para o seu retorno.

Por isso, a estratégia de pós-vendas desempenha uma importante função, ela ajuda a estabelecer um relacionamento mais duradouro entre as empresas, identificando o nível de satisfação dos clientes, além de tudo o que pode ser ajustado para manter o negócio entre eles funcionando da melhor maneira possível.

Avatar

MOBIC

Empresa especializada em Consultoria e Assessoria de Marketing no Nordeste.

posts relacionados