Blog

fevereiro 24, 2021

Logotipo ou logo?


Basta olhar uma maçã mordida para pensar “Apple”. Ou então ver as curvas sinuosas da Coca-Cola para perceber que você já viu aquele design tão característico em algum lugar.

E, a partir disso, muitos se perguntam: logotipo ou logo? Como distinguir?

Calma! Vamos explicar o que é cada um, mostrando as semelhanças e as diferenças. O principal é saber que eles são um item fundamental para a construção e para o fortalecimento da sua marca.

Logotipo ou logo?

Não é nada difícil: a maioria das logos são compostas por 2 itens: a parte escrita e um desenho, certo?

Vamos pegar o exemplo da maçã mordida + Apple, assim fica mais fácil perceber quem é quem no design.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada.

Logo é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente.

Isso não significa que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual. Um bom exemplo disso é a Coca-Cola, que funciona por 3 motivos básicos:

  • nome pouco comum;
  • termo que “pega fácil”;
  • força da própria marca.

Por outro lado, outras marcas têm uma logo tão forte que funcionam mesmo sem o logotipo, por exemplo a grande concha amarela e vermelha da petrolífera Shell.

Seja logotipo ou logo, uma característica em comum está na força da sua composição gráfica, as cores ajudam o seu público a entender mais sobre o que é o seu negócio.

Não é à toa que McDonald ‘s, por exemplo, é vermelho e amarelo. Essa mistura estimula o consumo e, ao mesmo tempo, é forte demais para que você permaneça no ambiente por muito tempo, a exata ideia do fast-food.

Outro ponto em comum é que ambas precisam ser legíveis e escaláveis, ou seja, precisam ser aplicadas em qualquer tamanho sem perder a qualidade.

Mas, por que eles são tão importantes?

Nós seres humanos somos visuais, por isso, o design e a identidade visual são tão importantes, desta forma fica muito mais fácil assimilar e guardar uma imagem do que apenas um texto.

O logotipo ou a logo também ajudam na construção da identidade e até mesmo na relação de confiança com o público. Basta perceber como somos atraídos sempre pelo visual mais adequado ao ramo de atuação da empresa.

Aprendeu a diferenciar logotipo e logo? Quer criar uma identidade visual bem atraente para o seu negócio? Entre em contato conosco, te ajudaremos neste processo!

Avatar

MOBIC

Empresa especializada em Consultoria e Assessoria de Marketing no Nordeste.

posts relacionados