Blog

dezembro 23, 2021

Inbound Marketing: quais os benefícios de aplicá-lo às estratégias de marketing da sua empresa?


O Inbound Marketing, em uma tradução para o português, poderia ser chamado de “marketing de atração”. Isso porque estamos falando de uma abordagem que faz o público chegar ao seu negócio de forma mais livre.

Os tempos mudaram! Assim, ninguém mais quer ser interrompido por propagandas enquanto navega em um site ou assiste à televisão, ou pior ainda, receber uma ligação de telemarketing enquanto está na correria do dia. A forma de comprar é completamente diferente de tempos atrás. Quem vende não pode simplesmente empurrar um produto para o cliente, seja ele quem for.

O momento é de atrair aqueles que realmente querem comprar de você com materiais que ajudem a sanar dúvidas ou entender melhor quais são os seus problemas. Se o mundo mudou, faz todo o sentido se adaptar, concorda?

O Inbound Marketing é uma realidade à qual vale muito a pena se adequar. Vamos te explicar o por quê!

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de se comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.

Em resumo, o Inbound Marketing é a estratégia na qual os clientes vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem. A partir daí fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes e até promotores de marca.

Não é à toa que o termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração e seja também conhecido como “Novo Marketing”.

E Inbound, já não é algo tão novo, viu… 

Segundo Peter Drucker, conhecido como o “pai da Administração moderna”, o conceito de Inbound Marketing já estava acontecendo há bastante tempo, antes mesmo de começarmos a ter as primeiras documentações.

Possivelmente o primeiro registro, em livro, é datado no ano de 1999, onde surge o conceito de “Permission Marketing” (ou “marketing de permissão”), no livro de Seth Godin. Na obra, o autor comenta sobre “crise de atenção” dos consumidores, já no final do século passado, além de conceitos como: “vender mais para menos clientes é mais lucrativo” e até “Lifetime Value”, tempo de vida maior de clientes ativos e recorrentes, temas inovadores para a época. Esses debates foram precursores para o conceito do Inbound Marketing.

Quais os benefícios do Inbound Marketing para as empresas?

Será que vale a pena investir em Inbound Marketing? Vamos apresentar 3 dos principais motivos para você entender a importância da estratégia para seu negócio.

Atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante traz vários benefícios para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C.

O modelo tradicional de marketing tem algumas deficiências que não existem no Inbound. Por sua vez, esse método é tão utilizado quando o assunto é construir uma marca forte e aumentar as vendas.

Como é possível perceber, o Inbound é o marketing que as pessoas amam, compartilham e se engajam, por isso, confira agora os principais motivos que possibilitam resultados como esse:

  1. Alcance do público certo

Poderíamos até dizer que uma das vantagens é alcançar um público maior, e seria verdade. Uma estratégia de Inbound bem elaborada tem tudo para aumentar muito o público que entra em contato com a sua mensagem por meio de conteúdo.

Em vez de simplesmente atrair tráfego de pessoas que não tem a mínima possibilidade de comprar de você, o conteúdo vai chamar a atenção apenas dos que mostram potencial de compra futura.

  1. Aproximação com clientes

O nome “Marketing de Atração” não foi dado à toa. Por oferecer conteúdo que ajuda a persona na prática, em vez de simplesmente tentar “empurrar” qualquer produto nela, cria-se uma relação de confiança.

A partir daí, seu público estará mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas do que estaria sem uma estratégia de conteúdo focada nas necessidades deles.

De acordo com a HubSpot, uma das maiores empresas de Inbound Marketing do mundo, enquanto apenas 29% das pessoas quer saber mais sobre um produto com um vendedor, 62% fazem pesquisas do tipo usando sites de busca, como Google e Bing.

Além disso, o Inbound Marketing se baseia totalmente na comunicação aberta e na interação constante. Saber a opinião e acompanhar a reação da persona ao que você cria de conteúdo é a melhor fonte de feedback possível.

  1. Mensuração de resultados em tempo real

Marketing de sucesso é sempre orientado a resultados, e é fundamental acompanhar os dados em tempo real para saber com precisão e rapidez o que está funcionando ou não.

Com bons motivos, a HubSpot relatou que 72% das organizações que calculam o retorno sobre investimento, uma das métricas mais importantes, dizem que sua estratégia de marketing é eficaz.

É importante acompanhar de perto os resultados de cada uma das suas estratégias, como Marketing de Conteúdo, redes sociais e SEO, mas também ficar de olho no contexto geral do seu planejamento de marketing.

Como funciona o processo do Inbound Marketing?

O Inbound Marketing atua em quatro etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento. O que faz o Inbound Marketing tão eficiente e útil para empresas de todos os tipos é o seu processo de operação. Ele é bem simples de entender, e se divide em 4 etapas:

  1. Atrair

A regra número 1 das conversões online é conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais. Por isso, a primeira etapa da metodologia Inbound é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante.

  1. Converter

O objetivo de conseguir um grande número de visitantes é converter o máximo deles em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda.

  1. Vender

Depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda.

  1. Encantar

A relação com o cliente não termina depois da compra. Pelo contrário, agora começa uma nova jornada, que visa encantá-lo a fim de que se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio.

O processo de Inbound Marketing é perfeito para levar o conteúdo certo às pessoas certas, na hora certa.

Referências:

Curso RD University, Introdução ao Inbound Marketing

https://neilpatel.com/br/blog/estrategias-de-inbound-marketing/

Avatar

Carina Santos

posts relacionados