
Marketing Sensorial: como criar vínculos com o consumidor por meio dos 5 sentidos
Saiba como o marketing sensorial...
Apesar da variedade de canais e formatos para a divulgação de conteúdo, o e-mail continua sendo uma das ferramentas mais usadas pelas empresas na hora de se comunicar com clientes e elaborar estratégias de vendas.
Segundo uma pesquisa feita pela Rock Content, 95,9% dos usuários ainda checam sua caixa de entrada diariamente e 76,8% já realizaram pelo menos uma compra a partir do recebimento de e-mail marketing.
E embora ainda seja considerado um instrumento de grande potencial, uma dúvida quase sempre persiste na hora de montar um planejamento estratégico de comunicação: existe diferença entre e-mail marketing e newsletter?
O e-mail marketing nada mais é do que a utilização do e-mail como ferramenta incisiva de marketing, que impacta diretamente quem recebe a mensagem. Ele é uma forma de atrair o público para o site, estimular o download de materiais para a captação de leads, mostrar novidades e distribuir o seu melhor conteúdo.
Essas ações podem ser feitas através de newsletter, como maneira de engajar a audiência, e-mail marketing promocional, como forma de divulgar produtos e promoções, ou como e-mail transacional, para melhorar o relacionamento com a sua base.
Sua privacidade, grande alcance, baixo custo de implementação e retorno imediato de suas ações, são alguns dos pontos que fazem do e-mail marketing uma ferramenta essencial de marketing digital.
Já uma newsletter, que também pode ser chamada de boletim porque tem esse objetivo: ser um boletim de notícias. É um veículo de comunicação como qualquer veículo. Para obter sucesso com newsletter é preciso ter periodicidade, critérios de edição, interação com os outros canais de comunicação e, principalmente, interação com o público alvo.
O objetivo da newsletter é criar vínculos com o leitor, gerando conhecimento de marca e confiabilidade, o que não só abre o caminho para a ação desejada, como estabelece um relacionamento com resultados de médio e longo prazo.
A newsletter é contínua e possui validade prolongada já que, mesmo armazenada, continua sendo útil. Além disso, seu visual não pode ser agressivo para não causar cansaço quanto à repetição e nem variar a ponto de não manter a identidade gráfica.
Exatamente por isso essa ferramenta é relevante e bastante diferente do e-mail marketing, pois não tem como objetivo principal a venda, mas sim ser um veículo de notícias. A newsletter se diferencia por ser uma opção mais informativa e periódica, onde o principal objetivo é manter uma boa relação com o público. Ações desse tipo são muito importantes, porque manter o público informado aumenta as chances de engajamento.
Tudo depende do objetivo da sua campanha. Os dois modelos podem, e devem, ser utilizados pela sua marca. Basta estar atento às diferenças de cada abordagem e construir um planejamento estratégico de acordo com os objetivos da sua empresa.
Ficou com alguma dúvida sobre a diferença dos formatos? Entre em contato com a gente e comece a planejar campanhas para a sua empresa!
Referências:
Curso Rock University – Marketing de Conteúdo, Vitor Peçanha
Curso Rock University – Copywriting, Amanda Albuquerque
Curso Marketing Digital – Resultados Digitais
Saiba como o marketing sensorial pode ser uma grande vantagem competitiva para os negócios.
Descubra como modernizar suas estratégias por meio do Marketing 5.0.
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de se comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.
Você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?
Saiba como o marketing sensorial...
Descubra como modernizar suas estratégias...
O Inbound Marketing é um...