Blog

janeiro 18, 2023

Diferentes perfis de stakeholders no mundo do e-commerce


Sabe-se que e-commerce diz respeito ao comércio eletrônico de serviços e/ou produtos, podendo ser categorizados de acordo com canais de vendas, como redes sociais, dispositivos móveis, televisão, entre outros. Outra possibilidade de categorização é referente aos stakeholders, ou seja, os públicos de interesse. Você já ouviu falar em B2B, B2C, C2C…? Então, é sobre isso que vamos falar hoje! 

Existem 6 tipos de categoria, considerando que os stakeholders podem ser configurados como pessoa física, pessoa jurídica ou governo. Vamos lá: 

1. Business-to-business (B2B): neste tipo de comércio são realizadas transações apenas entre empresas, ou seja, pessoas jurídicas. Um exemplo de comércio B2B é a relação de fornecedores e empreendedores. 

2. Business-to-customer (B2C): nesta modalidade, as vendas ocorrem de empresas para clientes, ou seja, de pessoas jurídicas para pessoas físicas. Este é o primeiro tipo de e-commerce que vem à cabeça, quando lembramos das vendas online que aumentaram significativamente desde a pandemia da Covid-19. 

3. Customer-to-customer (C2C): neste caso, a venda acontece entre os próprios clientes, sendo muito comum em revenda de produtos. Algumas plataformas, como Mercado Livre e OLX, atendem bem essa modalidade de comércio online. 

4. Customer-to-business (C2B): esse é o caso de comércio que vem do cliente para as empresas. Apesar de ser mais raro, acontece principalmente em caso de plataformas com modelos inovadores de vendas. Um exemplo comum do C2B é o banco de fotografias Shutterstock, onde fotógrafos disponibilizam suas fotos para empresas interessadas comprarem e usarem em materiais de divulgação ou em suas páginas na web. 

5. Business-to-government (B2G): comércio entre empresas e governo, que geralmente apresenta muitos processos burocráticos, e por isso, pode ser configurado também como B2A (Business-to-Administration). 

6. Citizen-to-government (C2G): esta última categoria depende muito do modelo de governo eletrônico disponível nos determinados lugares, sendo possível apenas caso o governo permita que pessoas físicas proponham soluções contribuintes à melhoria do Estado. 

Quer saber mais sobre? Fique atento às nossas redes ou nos mande uma mensagem!

Avatar

MOBIC

Empresa especializada em Consultoria e Assessoria de Marketing no Nordeste.

posts relacionados