Blog

novembro 19, 2021

Conheça o Green Marketing e saiba os benefícios de usá-lo na sua empresa


Você provavelmente já viu anúncios de canudos de metal, por exemplo, nas suas redes sociais. Talvez até já tenha comprado o seu. Esse produto conquistou muita gente depois da divulgação da informação de que canudos plásticos descartados, que vão parar nos oceanos, podem ser ingeridos por tartarugas. Esses tipos de anúncios são chamados de Green Marketing.

O que é o Green Marketing?

O Green Marketing, também conhecido como Marketing Verde, é o processo de promoção de produtos ou serviços com base em seus benefícios ambientais. Esses produtos ou serviços podem ser ecologicamente corretos por si próprios ou produzidos de maneira ambientalmente correta.

Por que é importante?

Nosso planeta está enfrentando muitas ameaças, como poluição do ar e da água, desperdício de alimentos, poluição de plástico e desmatamento. Os produtos químicos fabricados por fábricas podem ser encontrados em qualquer lugar, e é por isso que muitas empresas consideram a produção de seus produtos de maneira mais ecológica. Além disso, o nível de consciência ecológica entre os consumidores está aumentando e as pessoas estão ansiosas para comprar produtos ecológicos, apesar de seus preços mais altos.

Muitas marcas se esforçam ao máximo para atender aos desejos de seus clientes e iniciaram a produção desses produtos respeitando suas responsabilidades como residentes deste planeta. O marketing verde tem uma influência positiva na saúde das pessoas e no estado do meio ambiente. Esse tipo de marketing envolve todas as fases de um negócio, desde a embalagem até as relações públicas .

Como funciona o marketing verde?

O marketing verde começa com uma empresa realmente implementando e praticando métodos de negócios sustentáveis. As empresas correm o risco de serem rotuladas como desonestas se suas práticas de negócios não corresponderem às mensagens de marketing ecológico, então elas devem garantir que estão praticando o que estão pregando. Autenticidade é essencial no marketing verde.

As empresas geralmente têm três ângulos de marketing para sua ecologia:

  1. Os itens usados ??para fazer seus produtos
  2. Os produtos reais
  3. A embalagem em que os produtos são vendidos

Eles podem escolher destacar como seus produtos são todos feitos de material reciclado, como seus produtos são projetados para serem reciclados ou reutilizados, o uso de embalagens biodegradáveis ??ou uma combinação dos três. Também é comum encontrar empresas maiores que participam de vários programas que visam aumentar a reciclagem em toda a empresa, diminuir o descarte de resíduos e apoiar iniciativas comunitárias.

Benefícios do marketing verde

Com o marketing verde, as empresas têm uma excelente oportunidade de mudar o nosso planeta para melhor e apoiar pessoas que estão atentas à situação para ajudar o meio ambiente. Ao criar produtos sustentáveis, as empresas querem reduzir o impacto negativo dos resíduos em nossa natureza. Ser ecológico permite que você conquiste a confiança e a lealdade de seus clientes. Isso ajuda você a:

  1. destacar-se no ambiente cada vez mais competitivo ;
  2. reduzir o impacto negativo da produção no meio ambiente;
  3. economizar energia, reduzir o uso de recursos naturais e a pegada de carbono;
  4. produzir produtos recicláveis;
  5. melhore sua credibilidade;
  6. entrar em um novo segmento de público;
  7. garantir crescimento de longo prazo;
  8. implementar inovações;
  9. obter uma receita maior.

Saber sobre os benefícios do marketing verde pode não ser suficiente, pois você também deve estar ciente das estratégias. Felizmente, existem muitas maneiras de se tornar ecológico. Separamos 4 tipos de estratégia de marketing verde para você. Confira!

  1. Design sustentável. 

Não se trata apenas de um logotipo de reciclagem na embalagem do produto, trata-se de um ciclo de vida completo do produto em mente. Você deve prestar atenção aos detalhes, como fontes de seus materiais ou trabalhadores envolvidos no processo. Além disso, sua empresa deve controlar a quantidade de resíduos gerados e como seus produtos são embalados e entregues. Você deve considerar muitas coisas que têm impacto em nosso meio ambiente ao projetar para a sustentabilidade.

  1. Responsabilidade. 

Se você está pensando em ser ecológico, sua marca deve estar pronta para uma mudança profunda. O marketing verde significa tornar-se consciente da poluição. Se você quer provar a sinceridade de suas intenções, repense sua empresa em termos de responsabilidade ecológica e social e mostre aos clientes que você se preocupa com o nosso planeta.

  1. Preços verdes. 

Produtos ecologicamente corretos geralmente têm um alto valor devido ao aumento do custo do design sustentável. No entanto, os clientes ainda estão dispostos a pagar por eles,  apesar dos altos custos . Portanto, se você cobra preços altos por seus produtos ecológicos, certifique-se de comunicar detalhes para provar que seus produtos valem o preço. Lembre-se de que quanto maior for sua missão, maior será sua oportunidade de ganhar exposição para os produtos de sua marca.

  1. Embalagem sustentável.   

A razão número um para a poluição do nosso planeta é o uso excessivo de plástico . De acordo com o Greenpeace¹, 8,3 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas desde 1950, enquanto apenas cerca de 9% foram reciclados. Hoje em dia, os consumidores são mais responsáveis ??e procuram evitar embalagens plásticas. Por isso é aconselhável criar embalagens recicladas ou sem plástico para a sua marca.

Prontos para adaptar sua empresa ao Green Marketing?

Referências:

Reinaldo Dias, Luiz Claudio Zenone – Marketing Sustentável: Valor Social, Econômico E Mercadológico, Editora Atlas

Avatar

Carina Santos

posts relacionados