
O Guia Definitivo para Marketing Político nas Eleições de 2024: Estratégias Essenciais para o Sucesso
Com as Eleições de 2024...
Usuários estão sempre tirando suas dúvidas na internet, e tendem a confiar nos resultados que aparecem na primeira página de busca. Só que para ter um lugar entre esses links, é preciso que o Google considere que o seu site tenha a melhor resposta.
Para conseguir isso, é preciso aplicar uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca). A estratégia de SEO consiste em um conjunto de técnicas que agem influenciando os algoritmos de buscadores com o único objetivo de posicionar uma ou mais páginas entre os melhores resultados de busca. Vamos entender mais sobre a técnica:
Como surgiu o SEO?
A primeira menção a SEO foi em 1997, mesmo ano de lançamento do Google. Um dos motivos de criação do Google foi o objetivo de “organizar a internet”, visando rankear os resultados de pesquisa de acordo com sua credibilidade, colocando no topo aqueles considerados mais confiáveis.
De acordo com o Search Engine Land, o SEO foi mencionado pela primeira vez no livro ‘Net Results’, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner. O termo surgiu a partir de uma tentativa de colocar o site de uma banda chamada ‘Jefferson Starship’ de volta na página de buscas. Os escritores relatam que conseguiram retornar à primeira posição de busca quando incluíram palavras-chave no conteúdo do site.
No entanto, foi apenas mais tarde que a técnica foi patenteada. Após uma briga judicial que durou 2 anos, a jovem Rhea Drysdale, que trabalhava com SEO desde 2004, conseguiu os direitos sobre o SEO.
O uso eficiente de SEO requer que você saiba como o Google funciona
Cada mecanismo de busca utiliza algoritmos que classificam páginas da Internet de acordo com sua relevância. O Google, sendo o mecanismo de busca mais popular da atualidade, usa três processos para otimizar os resultados.
O primeiro é o Rastreamento, onde robôs do próprio Google (chamados de Googlebots) identificam novas páginas e as enviam ao índice do buscador a partir de algoritmos que definem a priorização e frequência de indexação.
O segundo processo é a Indexação, momento em que Googlebot analisa as páginas à procura de novos links ou alterações, para então enviá-las ao índice, onde são atribuídas informações sobre o conteúdo da página e outros dados, como data e região de publicação, título, descrição, etc.
Por fim, há o processo de Busca propriamente dito, que agora sabemos que não acontece diretamente na Internet, mas sim a partir de processos mais complexos.
Agora que entendemos o Google, como aplicar a técnica de SEO?
Um bom direcionamento do uso da técnica são os Fatores de Posicionamento do SEO, que podem fazer uma considerável diferença no ranqueamento.
É necessário que o conteúdo da sua página seja realmente útil e ressonante com a sua marca, porque além de influenciar no ranqueamento, o conteúdo também é importante para a autoridade e credibilidade da marca.
É importante atentar-se à performance da página, pois caso o usuário leve mais de alguns segundos para abrir o link, pode haver uma penalização do Google referente à experiência do usuário, influenciando negativamente no ranqueamento. Então, certifique-se que sua página seja leve e fluida.
Quanto à página, deve-se considerar que o Googlebot lerá todas as informações sobre ela antes de enviá-la para a indexação. Então é recomendável que a estrutura do site siga uma lógica de pensamento, estando bem organizado, sempre levando em conta a experiência do usuário.
O uso das palavras-chave talvez seja um dos fatores mais importantes para o SEO. A palavra-chave é precisamente o termo que o usuário busca ao fazer sua pesquisa. Para ter uma escolha eficiente de palavras, é necessário fazer uma pesquisa para definir quais palavras são realmente relevantes para seu público.
Estima-se que ainda existam mais de 200 fatores de ranqueamento, apesar do Google não divulgar essa informação abertamente. Os 4 fatores discutidos acima já fornecem um parâmetro para um ponto de partida sobre a técnica. Quer saber mais sobre? Fique atento nas nossas redes ou nos mande uma mensagem!
Empresa especializada em Consultoria e Assessoria de Marketing no Nordeste.
À medida que as tecnologias avançam, o mercado digital também permanece em constante atualização. Saiba o que aguardar para o próximo ano!
Vamos entender as diferenças entre esses dois conceitos que, quando bem definidos, fortalecem a reputação de qualquer marca
O processo de decisão de compra é uma ferramenta que mostra o comportamento geral do consumidor, descrevendo o caminho pelo qual ele percorre para adquirir um produto ou serviço.
Você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?
Com as Eleições de 2024...
Desvendando as Vantagens de Investir...
À medida que nos aproximamos...