Warning: Attempt to read property "post_title" on null in /home/mobicco/public_html/wp-content/themes/agenciamobic/single.php on line 12

Warning: Attempt to read property "post_content" on null in /home/mobicco/public_html/wp-content/themes/agenciamobic/single.php on line 13

Blog

outubro 13, 2022

Como conseguir estar no topo de busca do Google?


Usuários estão sempre tirando suas dúvidas na internet, e tendem a confiar nos resultados que aparecem na primeira página de busca. Só que para ter um lugar entre esses links, é preciso que o Google considere que o seu site tenha a melhor resposta. 

Para conseguir isso, é preciso aplicar uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca). A estratégia de SEO consiste em um conjunto de técnicas que agem influenciando os algoritmos de buscadores com o único objetivo de posicionar uma ou mais páginas entre os melhores resultados de busca. Vamos entender mais sobre a  técnica:  

Como surgiu o SEO? 

A primeira menção a SEO foi em 1997, mesmo ano de lançamento do Google. Um dos motivos de criação do Google foi o objetivo de “organizar a internet”, visando rankear os resultados de pesquisa de acordo com sua credibilidade, colocando no topo aqueles considerados mais confiáveis. 

De acordo com o Search Engine Land, o SEO foi mencionado pela primeira vez no livro ‘Net Results’, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner. O termo surgiu a partir de uma tentativa de colocar o site de uma banda chamada ‘Jefferson Starship’ de volta na página de buscas. Os escritores relatam que conseguiram retornar à primeira posição de busca quando incluíram palavras-chave no conteúdo do site. 

No entanto, foi apenas mais tarde que a técnica foi patenteada. Após uma briga judicial que durou 2 anos, a jovem Rhea Drysdale, que trabalhava com SEO desde 2004, conseguiu os direitos sobre o SEO.

O uso eficiente de SEO requer que você saiba como o Google funciona

Cada mecanismo de busca utiliza algoritmos que classificam páginas da Internet de acordo com sua relevância. O Google, sendo o mecanismo de busca mais popular da atualidade, usa três processos para otimizar os resultados. 

O primeiro é o Rastreamento, onde robôs do próprio Google (chamados de Googlebots) identificam novas páginas e as enviam ao índice do buscador a partir de algoritmos que definem a priorização e frequência de indexação.

O segundo processo é a Indexação, momento em que Googlebot analisa as páginas à procura de novos links ou alterações, para então enviá-las ao índice, onde são atribuídas informações sobre o conteúdo da página e outros dados, como data e região de publicação, título, descrição, etc. 

Por fim, há o processo de Busca propriamente dito, que agora sabemos que não acontece diretamente na Internet, mas sim a partir de processos mais complexos. 

Agora que entendemos o Google, como aplicar a técnica de SEO? 

Um bom direcionamento do uso da técnica são os Fatores de Posicionamento do SEO, que podem fazer uma considerável diferença no ranqueamento. 

É necessário que o conteúdo da sua página seja realmente útil e ressonante com a sua marca, porque além de influenciar no ranqueamento, o conteúdo também é importante para a autoridade e credibilidade da marca. 

É importante atentar-se à performance da página, pois caso o usuário leve mais de alguns segundos para abrir o link, pode haver uma penalização do Google referente à experiência do usuário, influenciando negativamente no ranqueamento. Então, certifique-se que sua página seja leve e fluida. 

Quanto à página, deve-se considerar que o Googlebot lerá todas as informações sobre ela antes de enviá-la para a indexação. Então é recomendável que a estrutura do site siga uma lógica de pensamento, estando bem organizado, sempre levando em conta a experiência do usuário. 

O uso das palavras-chave talvez seja um dos fatores mais importantes para o SEO. A palavra-chave é precisamente o termo que o usuário busca ao fazer sua pesquisa. Para ter uma escolha eficiente de palavras, é necessário fazer uma pesquisa para definir quais palavras são realmente relevantes para seu público.

Estima-se que ainda existam mais de 200 fatores de ranqueamento, apesar do Google não divulgar essa informação abertamente. Os 4 fatores discutidos acima já fornecem um parâmetro para um ponto de partida sobre a técnica. Quer saber mais sobre? Fique atento nas nossas redes ou nos mande uma mensagem! 


Warning: Undefined variable $post_ID in /home/mobicco/public_html/wp-content/themes/agenciamobic/single.php on line 34
Avatar

MOBIC

Empresa especializada em Consultoria e Assessoria de Marketing no Nordeste.

posts relacionados