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agosto 27, 2020

A aceleração do Marketing


A crise da pandemia acelerou todos os processos, principalmente as atividades que envolvem o marketing digital.

As transformações somadas ao isolamento social, deixaram mais intenso o modo de se buscar e fazer os negócios online, tanto na elaboração de estratégias de marketing de conteúdo nos diversos canais digitais, aplicativos e redes sociais, quanto para campanhas e mecanismos de social selling (utilização das redes sociais para criar e manter relacionamentos com o público e, assim, gerar vendas).

Mas o que mudou?

Algumas mudanças são temporárias, mas outras se tornam definitivas, alterando os hábitos de consumo e criando novas tendências de marketing digital.

O isolamento social fez com que o consumidor passasse a ter mas tempo para navegar na internet, seja a trabalho ou lazer. A necessidade de estar em casa obrigou as pessoas a comprarem produtos ou serviços de forma online, assim como buscarem novas formas de entretenimento e conhecimento.

Logo, as pesquisas aumentaram e mais pessoas estão buscando pelo mesmo produto ou serviço. Isso leva a uma necessidade de melhorar a otimização dos sites das empresas para que consigam estar nas primeiras colocações nas páginas de busca.

Da mesma forma, os marketplaces, como Amazon e Magazine Luiza, aumentaram consideravelmente o tráfego em suas plataformas.

Os produtos de higiene pessoal foram os que mais cresceram em vendas nessa pandemia, principalmente os relacionados ao combate ao vírus, como o álcool gel.

Outro setor que ficou aquecido com a crise, com a restrição das pessoas de irem a lugares públicos ou mesmo viajar, foi o de alimentação. Isso fez com que bares e restaurantes que ainda não investiam em delivery se adaptarem rapidamente.

Como está o comportamento do consumidor?

A necessidade de ficar em casa, seja trabalhando ou não, com o objetivo de diminuir a disseminação do vírus, gerou mudanças no comportamento das pessoas. Neste período, houve um aumento no número de assinaturas de canais de TV ou plataforma de steaming, como a Disney+, HBO Now e Netflix.

Além disso, o mercado do marketing digital também está tendo um aumento na sua demanda, devido ao crescimento por serviços de consultorias e agências de comunicação. Apesar das dúvidas de algumas empresas sobre o futuro das ações de marketing, elas estão vendo oportunidades surgindo, observando as novas tendências do digital.

Até mesmo as pequenas e médias empresas, que não possuíam nenhuma estratégia de marketing digital, passaram a buscar maneiras de implantar suas lojas virtuais e sistemas de entrega em casa.

Esse processo de transformação é uma forma de se adaptar a essa nova realidade do mercado. Sendo assim, é preciso encontrar novos meios de se fazer negócios, fortalecendo  a presença digital da marca o quando antes.

Mas essas transformações continuarão no pós-pandemia?

Sim, as transformações e demandas digitais devem continuar em constante crescimento e aceleração e, para as empresas atingirem bons resultados, precisarão entender o comportamento e os novos hábitos dos consumidores, além de preverem as tendências.

Nesse cenário, estarão um passo à frente, as empresas que estiverem em serviços de inovação, inteligência e geração de negócios, e futuramente, terão excelentes vantagens competitivas.

As organizações precisam se posicionar e aparecer com relevância para seus clientes e consumidores. 

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MOBIC

Empresa especializada em Consultoria e Assessoria de Marketing no Nordeste.

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