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novembro 19, 2021

Conheça o FloC, o novo recurso do Google


O Google surpreendeu mais uma vez ao revelar uma nova política de coleta de dados dos usuários com a promessa de aprimorar a experiência com os anúncios. Os “novos cookies” são chamados de Federated Learning of Cohorts (FLoC), ou “Aprendizagem Federada de Coorte”, em tradução livre.

O que exatamente é o FLoC?

Inicialmente, o termo Federated Learning of Cohorts (FLoC) soa como algum tipo de conceito de ficção científica que você veria em um filme. Mas, na realidade, trata-se do novo plano do Google para fornecer aos anunciantes uma maneira segura de segmentar anúncios para grupos específicos, sem ter acesso aos dados privados dos indivíduos.

A mudança foi projetada para ajudar a eliminar os cookies de terceiros por meio do navegador Chrome da empresa. O programa é considerado parte da iniciativa Privacy Sandbox do Google, que enfatiza a melhoria da segurança e tornar a web um lugar mais seguro para os usuários.

Então, o que isso quer dizer? 

Em vez de os movimentos do usuário serem rastreados individualmente, cada pessoa que navega na internet será colocada nos chamados cohorts, que são grupos altamente específicos com base em critérios de interesse.

O objetivo é ocultar informações de usuários individuais em uma multidão, dificultando a identificação de uma única pessoa de um grupo específico. A meta final do Google para o programa é ter esses grupos diferentes com base em interesses que ainda possam acomodar a publicidade online, mas não facilite o acesso específico às informações e preferências de um consumidor individual.

Como funciona o FLoC? E o que o torna diferente?

Antes, cookies de terceiros eram rastreados por usuário individual. Esses dados de navegação eram, então, passados ??dos sites para as plataformas para coletar informações sobre o que determinado usuário estava acessando.

O novo método FLoC tem uma abordagem mais ampla. Os dados são armazenados no nível do navegador, com cada um sendo atribuído a um cohort com base em dados de pesquisa semelhantes. É isso que torna o protocolo diferente.

Por exemplo, um grupo pode ser formado por pessoas que amam donuts, férias na praia e gnomos de jardim (exemplo bobo, mas você entendeu, certo?). Para fazer parte do cohort individual, você deve ter pesquisado informações sobre essas coisas na última semana.

No início, o FLoC está atualizando cohorts de navegadores a cada sete dias, até que o uso generalizado possa levar ao refinamento da prática. A ideia é que, ao impedir que dados individuais sejam entregues a anunciantes terceirizados, as informações pessoais permaneçam muito mais seguras.

Para o início desse programa, é dito que cohorts com menos de vários milhares de pessoas serão redistribuídos dinamicamente a outros grupos, até que mais dados estejam disponíveis a longo prazo.

Então, o FLoC é um substituto para cookies de terceiros?

Bom, sim. Ele foi desenvolvido para ser uma alternativa aos cookies de terceiros, é fácil supor que o processo que o Google estabelece para os profissionais de marketing digital será um pouco semelhante ao que está em uso atualmente.

Afinal, eles definitivamente não querem quebrar o mercado de publicidade paga, que gera uma grande parte de sua receita anual a nível de bilhões de dólares. A boa notícia? A esperança dos anunciantes não está totalmente perdida.

Os cookies primários ainda são uma parte do navegador Google Chrome. Isso significa que o rastreamento que seu site usa quando um usuário faz login em sua conta ou faz opt-in ainda pode ser usado para fins de marketing. Embora esse tipo de permissão fosse importante antes, é fácil ver como ela se tornará ainda mais crucial no futuro.

Em resumo, a intenção do Google com o FLoC é manter os dados de navegação individuais privados. Ele foi projetado para atribuir navegadores a cohorts específicos, que incluem dados recentes do site e interesses específicos.

Os defensores da privacidade acham que isso é um desastre, pois pode levar anunciantes inescrupulosos a usar dados primários para obter um nível ainda mais granular de impressão digital do que conseguiam no passado.

Embora o programa FLoC ainda esteja no final dos testes e nos estágios iniciais de implantação, agora é o melhor momento para os anunciantes se familiarizarem com o processo. Assim, podem fazer um plano inicial para implementá-lo da melhor forma para atender às suas necessidades. Afinal, esse é um processo bastante técnico, que afetará como seus anúncios alcançam usuários específicos.

Referências:

https://noticiasconcursos.com.br/como-o-fim-dos-cookies-pode-afetar-a-experiencia-de-consumo-na-internet/

https://canaltech.com.br/internet/floc-o-que-e-e-como-funciona-a-alternativa-do-google-aos-cookies-183271/

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Carina Santos

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