Blog

novembro 17, 2017

Black Friday: Dados do Google apontam insights para sua estratégia


 

A Black Friday, um dos dias mais aguardados pelo varejo nacional, acontecerá na sexta-feira, 24, e o Google lançou uma lista de dados da pesquisa sobre a data feita em parceria com a Provokers, para ajudar você com insights na hora de pensar na sua estratégia de comunicação e vendas para a Black Friday. Uma das datas mais importantes do varejo. Veja!

Com sua posição consolidada no calendário do varejo, o período da Black Friday se tornou a 2ª data sazonal mais importante do Brasil, ficando atrás apenas do Natal. O dia dos descontos imperdíveis já faz parte da vida do brasileiro de tal forma que 71% dos entrevistados confirmaram já terem comprado no Black Friday, e a participação do público só tem aumentado a cada ano.

                                                                                                                                      Dados Google/Provokers

Em 2017, 68% dos entrevistados declararam sua intenção de fazer compras na próxima Black Friday, 7% mais pessoas que no ano passado.

                                                                                                                                      Dados Google/Provokers

A Black Friday está se diversificando. As grandes categorias continuam fortes na data, mas a variedade de produtos comprados vem crescendo e no último ano aumentou de 3,4 para 3,9 itens.

                                                                                                                                      Dados Google/Provokers

Anunciar continua sendo muito importante, apesar de 35% dos entrevistados afirmarem que conhecem a data e já compraram, a pesquisa do Google/Provokers mostra que divulgação no próprio site, e-mail marketing e campanhas online têm exercido grande impacto sobre a audiência. As marcas não devem confiar apenas da memória e na intenção do público.

                                                                                                                                      Dados Google/Provokers

Quando analisamos os principais pontos de contato com o consumidor, notamos como diferentes categorias se comportam de maneiras distintas:

                                                                                                                                      Dados Google/Provokers

Para 33% dos entrevistados, a Black Friday é o momento de comprar algo que se desejava há tempos, para 25% é uma compra de abastecimento e 17% revelam que suas compras na data são por impulso. Além disso, foi evidenciado que o público começa a realizar suas pesquisas sobre os produtos para comprar na Black Friday cerca de 15 dias antes da data. E, embora 79% das pessoas afirmem ter comprado na própria sexta-feira, 21% afirmam que compraram na quinta-feira ou no final de semana.

                                                                                                                                      Dados Google/Provokers

Na loja virtual ou física?

Nas edições anteriores da Black Friday, 91% dos entrevistados pesquisaram on-line, sendo que 84% também compraram online. Para a Black Friday 2017, 80% das pessoas declararam que preferem tanto pesquisar quanto comprar pela internet, 7% a mais que em 2016. E, mesmo quando as compras são feitas em lojas físicas, a presença da marca online tem um papel fundamental: 65% das pessoas que compraram em lojas físicas usaram a Internet para se informar sobre aquilo que estavam comprando.

                                                                                                                                      Dados Google/Provokers

No ano passado, o principal fator na hora de escolher uma loja era preço, seguido de opções de parcelamento. Em 2017, isso mudou. Preço continua sendo o principal atributo na hora da decisão, porém confiança na loja e confiança na marca aparecem logo depois na lista. Diferente de 2016, o pagamento parcelado não está entre as principais preocupações dos consumidores e aparece apenas em quarto lugar, depois de frete.

                                                                                                                                      Dados Google/Provokers

Isso quer dizer que, mais do que nunca, o varejo e as marcas precisam ser transparentes na hora de estabelecer e anunciar seus descontos. O brasileiro dá sinais claros de que está recuperando a confiança no comércio e que acredita na Black Friday como um momento propício para dar atenção às necessidades adiadas e realizar algum sonho de consumo.

Portanto, prepare a sua marca para atender essas expectativas. Não deixe de compartilhar a sua opinião conosco nos comentários!

Veja a lista completa no: thinkwithgoogle.com

MOBIC

Somos uma agência com foco em aproximar pessoas e marcas para gerar relacionamentos e negócios.

posts relacionados
comentários
  1. Erick Tisa disse:

    This post provides clear idea designed for the new people of blogging, that in fact how to do blogging and site-building.|

escreva um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.