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março 16, 2017

Redes sociais: Qual o melhor horário?


Você já deve ter percebido que está cada vez mais difícil ser notado nas redes sociais. A todo momento somos bombardeados de conteúdos postados por familiares, amigos, marcas que acompanhamos, além de diversos anúncios. A disputa fica bastante acirrada e dessa forma, questionamentos como “qual o melhor horário para postar e aparecer mais efetivamente nas redes sociais?”, são absolutamente compreensíveis e necessários.

A Sprinklr realizou um estudo com base em dados de 2015 e constatou que, no Facebook, durante os dias úteis da semana, o engajamento atinge o seu ápice entre às 11h e 14h, tendo um breve aumento de interação no meio, de terça a quinta-feira. O estudo mostrou também que os temas com maior número de interações são os de Finanças, com 31%, E-commerce, com 28% e Varejo (no geral), com 21% da fatia.

Já sobre o Instagram, foi constatado que a mídia social tornou-se a única que não apresenta uma redução da interação significativa durante os fins de semana. Quanto aos horários, os indicados como melhores para interação durante o dia são das 11h às 14h. Já à noite, 18h às 22h. Os assuntos também têm como focos principais E-commerce, com 33% e Varejo, com 32%, além do tema Beleza/Higiene, com 13%.

Sim! Ter conhecimento sobre os horários para postar nas redes sociais é importante. Só não podemos nos esquecer de levar em consideração outros pontos antes de sair publicando nas mídias, afinal, cada caso é único e deve ser analisado de acordo com o seu respectivo público.

Além disso, não necessariamente as pessoas estão online naquele momento igualmente dispostas a consumir o seu produto/conteúdo. Para exemplificar, imaginemos uma fan page no Facebook, de uma padaria cujo o foco e estratégia visam dar visibilidade ao ponto forte da casa: o café da manhã. Postar no horário apontado como o melhor acima, 11h às 14h, não fará com que o negócio atinja o seu objetivo.

Lembremos que os usuários estão cada vez mais exigentes e suas opiniões sobre marcas mudam em questão de minutos. Deixaram de ser apenas consumidores, para se tornarem geradores de conteúdo.

Por isso, vale a pena ressaltar que, antes de responder a pergunta do título acima, é primordial compreender bem o negócio e, principalmente, as necessidades do público. Devemos estar sempre atentos às estratégias e buscar sempre o máximo de informações antes de construí-las e executá-las. Assim é possível saber mais precisamente, o que falar, como e quando.

Espero que esse texto possa ajudar vocês nas mídias sociais. E podem deixar abaixo suas dúvidas, comentários e observações, se houverem.  🙂

Gabriela Albertim

Gabriela Albertim

Recifense, publicitária, diretora de Planejamento da @agenciamobic, mamacita de Violeta, colorida e curiosa. <3 MY JOB!

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