Blog

abril 18, 2018

Facebook amplia o acesso a informações suplementares


Embora as preocupações com o uso indevido de dados do Facebook tenham sido destaque nas últimas semanas, a plataforma ainda está trabalhando para eliminar informações falsas e parar com a disseminação de conteúdos infundados.

No ano passado, o Facebook lançou uma ferramenta para ajudar os usuários a verificar a confiabilidade do conteúdo que aparece em seus feeds, adicionando um marcador de informações em cada postagem que, quando clicado, fornece detalhes sobre o editor originário (extraído da Wikipedia) e links aos artigos relacionados, dando aos usuários recursos para esclarecer melhor a validade de um artigo.

 

Newsroom: Article Context Launch Video

Posted by Facebook on Monday, April 2, 2018

 

Inicialmente, a ferramenta tinha sido implementada apenas para alguns usuários nos Estados Unidos, mas agora a expansão do Facebook já está disponível para todos os usuários, mas ainda nos EUA, além de adicionar novas opções para torná-la uma opção mais valiosa.

 

De acordo com o Facebook, os dois novos recursos adicionados são:

More From This Publisher: no intuito de dar às pessoas um rápido resumo das outras histórias recentes postadas pelo editor;

Shared By Friends: mostrará às pessoas qualquer um dos seus amigos que compartilharam o artigo
A ideia com o primeiro é conectar melhor os usuários com fontes mais confiáveis ??- se eles acham que um editor é confiável, eles podem segui-los para se manter atualizados, em vez de obter notícias de várias fontes potencialmente menos confiáveis. A segunda medida também pode ajudar a reduzir a disseminação de notícias falsas, adicionando um nível de garantia de pares – se todos os seus amigos estão compartilhando este mesmo post, isso poderia torná-lo mais inclinado a confiar no mesmo.

 

Em si, nenhuma dessas medidas teria necessariamente uma influência significativa na disseminação de um conteúdo de notícias mais confiável. Se você e seus amigos compartilharem os relatórios mais recentes de uma agência de notícias falsa, essas medidas provavelmente não ajudarão a reduzir isso. Mas para que o Facebook forneça as informações adicionais retiradas da Wikipedia para verificar a fonte, o editor realmente tem que ter uma página da Wikipédia em primeiro lugar, o que a maioria das falsas revendas de notícias não terá, enquanto se você fosse olhar a lista de outras postagens do mesmo editor e ver alguns tópicos excessivamente estranhos, que poderiam cancelá-los rapidamente como um canal confiável.

Além dessas novas ferramentas, o Facebook também lançará um novo teste que fornecerá mais informações sobre autores individuais.

“As pessoas [no grupo de teste] poderão tocar no nome de um autor em Instant Articles para ver informações adicionais, incluindo uma descrição da entrada da Wikipedia do autor, um botão para seguir a Página ou Perfil e outros artigos recentes que publicaram .

O mais interessante sobre isso é que o Facebook já tinha uma forma de autoria, que reverteu no ano passado. Quando esse sistema estava em vigor, os proprietários de Páginas podiam vincular-se à Página do Facebook de um autor do artigo, adicionando um ponto de referência mais direto para cada um e fornecendo mais contexto ao autor. No momento, o Facebook não ofereceu nenhuma explicação sobre o motivo pelo qual eles removeram a opção, mas adicionaram uma ferramenta de tags de autor que parecia destinada a substituí-la.

 

Agora, esse novo processo utiliza essa opção:

“Essas informações só serão exibidas se o editor tiver implementado tags de autor em seu website para associar a Página ou o Perfil do autor ao artigo por linha e o editor validar a associação ao editor.”

Mais uma vez, o objetivo é adicionar mais contexto às informações que estão sendo compartilhadas na gigante das redes sociais – a teoria é que com mais opções para confirmar e seguir fontes confiáveis, é menos provável que as pessoas compartilhem notícias falsas e enganosas de fontes questionáveis.

 

Será que simples atualizações como essas ajudam a conter as fakes news? Deixe a sua opinião nos comentários!

MOBIC

Somos uma agência com foco em aproximar pessoas e marcas para gerar relacionamentos e negócios.

posts relacionados