Blog

agosto 15, 2017

Facebook Watch: nova plataforma de vídeos para conteúdos originais


Depois de investir em atualizações para aprimorar a experiência com vídeos no feed de notícias, o Facebook está promovendo sua maior ação para competir com o mercado televisivo ao expandir sua oferta de vídeos para uma plataforma streaming chamada “Facebook Watch”. Com programação de produções originais, a novidade possibilita assistir episódios ao vivo ou gravados enquanto interage na rede social.

 

Descrito como um fusão de YouTube e Netflix, o recurso será disponibilizado inicialmente  para alguns grupos de usuários nos EUA através do próprio aplicativo do Facebook, site e aplicativos de TV, mas o plano é que seja ampliado mundialmente em breve. A iniciativa representa uma tentativa da maior rede social do mundo de competir com serviços como YouTube e Netflix, além de uma possibilidade de lucrar ainda mais com anúncios.

 

 

 

 

No ano passado, o Facebook adicionou uma aba de vídeo e tem dado sinais nos últimos meses de que quer se tornar uma fonte de conteúdo original e de vídeos bem produzidos, em vez de apenas programas criados pelos usuários. Além disso, o Reuters publicou em maio que o Facebook assinou acordos com criadores de conteúdo que incluem Vox Media, BuzzFeed, ATTN, Group Nine Media.

“As pessoas gostam de descobrir vídeos em suas páginas, mas elas também querem um lugar dedicado onde podem ir e assistir a eles”, disse Daniel Banker, diretor de produto do Facebook. Enquanto o fundador e CEO do gigante das redes sociais, Mark Zuckerberg, afirmou em mensagem que o Watch vai permitir aos usuários “conversarem e se conectarem com pessoas durante um episódio e aderirem a grupos de pessoas que gostam dos mesmos programas, criando comunidades”.

 

Como funciona o Facebook Watch?

 

De acordo com o que foi comunicado, o Watch foi personalizado para ajudar as pessoas a descobrirem novos programas, que são oferecidos a partir do que os amigos estão assistindo. Há seções como “mais comentados”, com programas dos quais as pessoas estão falando, e “o que está fazendo as pessoas rirem”, que inclui programas que receberam a reação de “haha”.

“Aprendemos com o Facebook Live que os comentários e reações das pessoas são muitas vezes parte da própria experiência de assistir ao vídeo”, disse Daniel Danker. Por isso, os espectadores poderão comentar e se conectar com os amigos enquanto veem os vídeos, assim como participarem de um grupo dedicado ao programa em questão.

A ferramenta poderá ser acessada diretamente do Facebook a partir de tablets, smartphones, desktops e também smart TVs. Assim como em outros serviços de streaming, conta com recursos como reprodução contínua dos episódios e permite a criação de listas de programas a serem vistos, além de categorias diversas para organizar melhor o conteúdo.

 

 

O lucro será proveniente de anúncios, com os criadores de conteúdo ficando com 55% dos lucros e o Facebook com o restante.

 

Conteúdos que podem ser bem-sucedido no Facebook Watch?

 

Marcas e produtoras de conteúdo audiovisual podem se beneficiar da plataforma distribuindo vídeos para uma audiência de até 2 bilhões de pessoas, marca de usuários que o Facebook alcançou em junho de 2017). Ainda segundo o diretor de produto do Facebook, o Watch é uma plataforma para todos criadores encontrarem uma audiência, construírem uma comunidade de fãs apaixonados e ganharem dinheiro por seu trabalho.

Para ajudar a inspirar criadores, o Facebook deu a largada criando programas que acredita serem exemplos de bom uso do Watch. Um deles é o “Returning the Favor”, série em que o apresentador Mike Rowe encontra pessoas que oferecem contribuições incríveis para o mundo e, como o título do programa diz, retorna o favor fazendo algo fantástico em troca.

 

Ele ainda listou uma série de características para os conteúdos que acredita que serão bem-sucedidos na plataforma:

– Programas que engajem fãs e a comunidade;

– Programas ao vivo que se conectem diretamente com os fãs;

– Programas que sigam um arco narrativo ou que tenham um tema consistente;

– Pequenos eventos que juntem comunidades.

 

A publicação de Mark Zuckerberg pode ser lida na íntegra abaixo, junto com o vídeo de lançamento do Watch. Assistam!

www.facebook.com/zuck/videos/10103953494202721/

 

E aí, o que você achou dessa novidade? Conte aqui nos comentários! ?

 

MOBIC

Somos uma agência com foco em aproximar pessoas e marcas para gerar relacionamentos e negócios.

posts relacionados
comentários
escreva um comentário
Deixe uma resposta