Blog

abril 24, 2018

Anunciando no Waze


Pensando em anunciar no Waze, mas ainda com dúvidas que estão te deixando com um pé atrás? Vamos detalhar essa experiência para que você possa tomar a melhor decisão para o seu negócio.

O Waze é um app de trânsito colaborativo bastante utilizado por todo Brasil, sendo atualmente a 6ª plataforma com maior número de usuários ativos mensais no país, segundo a App Annie, com mais de 11 milhões de usuários, que passam, em média, 1h34min presos no trânsito, diariamente.

Por ser uma plataforma inteligente, o Waze consegue acompanhar todo o trajeto dos motoristas e torna-se o grande o protagonista dessa rotina de trânsito, interagindo com o usuário enquanto está dirigindo.  Esses são instantes que precedem uma atividade no mundo real, e por isso, são considerados como uma grande janela de oportunidades para marcas.

Com o expressivo crescimento da plataforma, foi preciso encontrar uma maneira de monetizá-la, encontrada nos anúncios. Foi assim que surgiu o Waze Ads, onde a plataforma utiliza-se da geolocalização para exibir dentro do app anúncios potencialmente relevantes aos usuários.

 

Tipos de anúncios e como anunciar

Há três tipos de anúncios:

1) Busca: os anúncios são exibidos quando um usuário pesquisa pela ferramenta. Eles aparecem com a logo da sua empresa.

2) Pinos: os pinos do Waze aparecem ao longo da rota. Eles precisam de um endereço. Você pode colocar pinos em qualquer região da cidade que quiser. O ideal é que sejam vinculados a um local físico onde as pessoas possam chegar. Esse tipo de anúncio apresenta o botão de “Dirigir até”, que traça um caminho para o usuário chegar ao local.

3) Takeover: o takeover é um tipo de anúncio mais “invasivo” no Waze. Ele aparece quando o usuário parou o carro em determinada região. É exibida uma mensagem com botão de Dirigir até o local. É interessante para usar para ofertas e eventos.

 

Para começar a anunciar, basta:

  • Acessar o site oficial do Waze Ads e clicar no botão “Anuncie no Waze”.
  • Caso ainda não tenha uma conta na plataforma, preencha o formulário que abrirá à sua frente ou faça login.
  • Assim que logar, você terá o auxílio de um “Assistente” para configurar a sua campanha. Você deverá digitar o seu endereço, subir o seu logo, escrever as mensagens e estipular a categoria do seu negócio.
  • Em seguida, informe seu número de contato, site, horário de funcionamento, referência geográfica e outras informações relevantes aos usuários,
  • Depois, basta definir o seu orçamento e informar os dados de cobrança, ou seja, do seu cartão de crédito.

A partir desse momento, basta aguardar a aprovação do seu anúncio.

 

Vale a pena anunciar no Waze?

Essa é uma pergunta complicada de responder, pois na verdade tudo dependerá do seu objetivo e do tipo de negócio.

Para chegar à uma conclusão, é preciso avaliar questões como potencial de retorno (ROI).

  • Sua marca e o seu objetivo é compatível com a proposta do aplicativo? Ou seja, atingir à motoristas em deslocamento em determinados horários do dia?
  • Seria positivo anunciar localmente?
  • Apostar em atração por proximidade de localização?

De maneira geral, a plataforma tem bastante pontos positivos, a começar por ser integrada ao Bing, Foursquare, Maps e outras ferramentas e recursos, como a busca geográfica do Google, que é também a proprietária do Waze.

Ela é acessível, tem um bom método de cobrança e oferece recursos muito completos de mensuração de performance das campanhas.

Algo essencial para que você possa conhecer o comportamento do seu público frente aos anúncios e, com isso, otimizar a estratégia e conquistar, cada vez mais, melhores resultados.

Se você tem um estabelecimento físico, como um restaurante, um posto de gasolina, clínica, farmácia, mercado e outras variações nesse padrão, provavelmente, anunciar no Waze Ads vale muito a pena.

Mas, se também, tiver um negócio digital, que almeja atrair o interesse do usuário ou posicionar a sua marca, possivelmente, também vale a pena anunciar.

No mínimo, faça um teste e verifique quais são as oportunidades oferecidas ao seu negócio naquele ambiente.

 

Dica extra

Você sabia que os anúncios no Waze chegam a ser até 50% mais efetivos quando vistos logo no começo do dia? É o que chamamos de prime time da mobilidade – o trajeto matinal a caminho do trabalho ou estudos é muitas vezes o momento que as pessoas têm para planejar o dia, e isso inclui as compras. 

E aí? Vai anunciar no Waze Ads?

Para outras dúvidas, entre em contato conosco.

MOBIC

Somos uma agência com foco em aproximar pessoas e marcas para gerar relacionamentos e negócios.

posts relacionados